sobre nós
Promovendo experiências inesquecíveis através de uma estética diferenciada de apresentação da astronomia.
Nosso surgimento se deu pelo entendimento de um nicho bastante segmentado dentro da área do turismo, sobretudo o turismo de natureza. Essa modalidade de turismo científico-cultural já existe no Chile e em outros lugares do mundo, mas era um nicho pouco explorado profissionalmente aqui no Brasil.
Desenvolvemos atrativos nos quais nossos visitantes têm a possibilidade de experiências de maneira ímpar os céus mais fantásticos do Brasil e do mundo. Desenvolvemos e operamos locais especialmente pensados para que ocorra uma imersão total e inesquecível através deste contato com a natureza.
Dispomos de uma equipe ultra capacitada para conduzir cientificamente e com segurança nossos roteiros. Montamos uma equipe de astrônomos profissionais (de diversos níveis acadêmicos e formados nas melhores universidades do país) e amadores para o desenvolvimento do astro-turismo na Chapada dos Veadeiros.
Missão
Temos a missão de propiciar experiências inesquecíveis através de roteiros noturnos promovidos no Brasil e no mundo nos locais de céus mais incríveis e fantásticos do mundo, onde você terá a impressão de estar tocando as estrelas.
Assim, com uma equipe técnica e especializada objetivamos criar espaços e operar, objetivando o desenvolvimento e a promoção do lazer, da cultura, da educação e da ciência, através da mais antiga das ciências – a Astronomia.
Visão
Nosso objetivo é desenvolver o astroturismo e oferecer atrativos imersivos sob céu noturno dentro do território nacional, como também levar grupos de pessoas para locais do mundo que são referências enquanto pólos de astroturismo (Chile, Namíbia, Havaí, Ilhas Canárias, Noruega, entre outros).
Valores
Trabalhamos para que o céu seja (realmente) para todos. Assim, temos como fio condutor promover os acessos e adequar os locais para que o nosso visitante tenha uma experiência inesquecível através de uma estética diferenciada de apresentação da Astronomia.
Elielson Pereira (Sócio-Fundador)
Eli (29), astrônomo (IAG-USP) e físico (IF-USP), natural de Capelinha (MG), vive atualmente na Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso de Goiás – GO). Em vias de finalizar seu mestrado acadêmico no IAG-USP (Busca de Exoplanetas ao Redor de Estrelas Binárias).
Possui vasta experiência em divulgação científica, atuando espaços formais e informais de educação como monitor/tutor em atividades extensionista e divulgação do IAG-USP (Feiras de Profissões, Atendimentos presenciais e remotos, Observatório Abrahão de Moraes – Valinhos-SP, etc). Já conduziu e acompanhou excursões turísticas, técnicas/profissionais para o Observatório Pico dos Dias (sul de Minas) e também no deserto do Atacama no Chile.
É o astrônomo-fundador da primeira agência e operadora nacional especializada em turismo astronômico. Também é sócio-fundador do Animalia Studio, uma empresa de produção de conteúdos audiovisuais focada em divulgação científica e desempenha a função de produtor científico-cultural.
Está se empenhando na criação de uma estética para falar sobre a mais antiga das ciências – a Astronomia. Acredita que isso pode se dar através da divulgação e comunicação científica de qualidade e inclusiva.
Elielson Pereira (Sócio-Fundador)
Clique na imagem para mais informações.
Raphael Alves (Sócio)
Rapha (29), físico (Unicamp), mestre e doutorando (IAG-USP) e natural de São Bernardo do Campo – SP. Desde criança, se interessa pela área de Astronomia, o conhecimento das constelações e das estrelas do céu.
Além de gostar das ciências, tem forte admiração por estética em geral, nas artes, no cinema e na música. Interesse ávido por atividades físicas que demandam esforço, prática de esporte e desafios que requerem concentração e instigam a adrenalina no organismo.
Hoje, como sócio da Céu de Gaia, se dedica na produção de textos e, também, através do oferecimento de práticas de observação do céu noturno, promovendo o debate e informação a respeito das estrelas, da história da Astronomia em diferentes culturas, do conhecimento astronômico enquanto ferramenta de posicionamento, e curiosidades diversas acerca do Universo celestial.
Raphael Alves (Sócio)
Clique na imagem para mais informações.
Isabela Tonelli (Astrofísica)
Isa Tonelli (27), nascida em São José do Rio Preto no interior de São Paulo, é formada em Astronomia pela Universidade de São Paulo (IAG-USP) e também graduação em Física (IF-USP) também pela USP. Trabalha com divulgação científica há 7 anos, tendo já atuado no Observatório Abrahão de Moraes e ministrou palestras remotas e presenciais às escolas através do projeto “Atendimento ao Público” do IAG-USP.
Na empresa Céu de Gaia sua atuação tem sido na produção de palestras para escolas, é redatora da nossa newsletter e atua no atendimento aos astroturistas junto aos espaços físicos desenvolvidos à este propósito na Chapada dos Veadeiros.
Isabela Tonelli (Astrofísica)
Clique na imagem para mais informações.
Pedro Cunha (Astrofotógrafo e Astrônomo)
Pedro Cunha (20), natural de Goiânia-GO, estudante de Astronomia na Universidade de São Paulo (IAG-USP) e co-diretor do Clube de Astronomia Plêiades do Sul, em Goiânia – GO.
Sonho acadêmico esteve sempre acompanhado de seus anseios como astrônomo amador e divulgador científico e tem, ainda, a astrofotografia como principal hobby.
Junto ao Céu de Gaia busca desenvolver meios para que o conhecimento técnico e científico seja acessível para todos os públicos, através do astroturismo, da astrofotografia e da observação noturna.
Pedro Cunha (Astrofotógrafo e Astrônomo)
Clique na imagem para mais informações.
Guilherme Mota (Astrônomo-Idealizador)
Gui Mota (34), natural de São Bernardo do Campo – SP, guia credenciado (Mercosul e ICMBio) e estudante de licenciatura em Física (Unip). Por sua característica de simplicidade se diz um amante da mais antiga das ciências – a Astronomia, assim, se autodenomina astrônomo amador. Por essa característica e viver há mais de 5 anos na Chapada dos Veadeiros, é amante da natureza e de céu limpo.
É um idealista que, por querer dar mais acesso para outras pessoas à toda essa riqueza de conhecimento, iniciou um movimento forte para atrair novos astrônomos para a região da Chapada para a criação desse campo de atuação inédito aqui no Brasil.
Guilherme Mota (Astrônomo-Idealizador)
Clique na imagem para mais informações.