Astroturismo na Chapada dos Veadeiros.

Astroturismo: viajando e conhecendo as estrelas

Você já ouviu falar em astroturismo? Não!? Senta aí, que vamos te explicar.

Não é novidade nenhuma que o setor de turismo apresenta, intrinsecamente, uma segmentação de suas atividades. Essa dita segmentação ocorre de forma natural na sociedade, por efeito dos diferentes motivos que levam uma pessoa (ou um grupo de indivíduos) a realizar uma viagem: necessidades de trabalho; oportunidades de estudo; visitar família/amigos; eventos culturais; férias etc. Nesse sentido, é possível encontrar especialidades de diferentes tipos voltadas para atender, de forma específica, o público daquele nicho. Por exemplo, o turismo cultural, o turismo de esportes, o turismo de aventura, o turismo de estudo e intercâmbio, o ecoturismo, o turismo religioso, entre várias outras ramificações. A ideia é perceber a existência de alguma ‘lacuna’ que desperta o interesse das pessoas, suficiente para instigar a demanda por algum tipo de experiência de vivência. Em muitas ocasiões, haverá a intersecção entre dois ou mais ramos de turismo. Ecoturismo e turismo de esporte, para citar um casos, tendem a contemplar muitas atividades em comum.

Agora, vamos refletir: o céu também pode ser um atrativo turístico! A poluição luminosa dos grandes centros urbanos deteriora (e muito!) a nossa capacidade de observação tanto de estrelas quanto de outros objetos celestes (como os aglomerados estelares, as nebulosas e a Via Láctea). Assim, àqueles que desejam visualizar e ter uma experiência de apreciação do céu noturno, é imperativo buscar os locais ideias para desenvolvimento de tais atividades.

É dentro desta demanda que enquadra-se o astroturismo. Em resumo, trata-se de uma modalidade de turismo sustentável que agrega, por um lado, a observação do céu noturno (e diurno, também!) e, por outro, a divulgação e a prática de atividades de lazer relacionadas à Astronomia. O foco está em possibilitar o acesso a espaços nos quais seja possível observar fenômenos de natureza celestial, e portanto consiste em visitar lugares escuros e de céu limpo, em geral afastados de grandes cidades e mais próximos dos ambientes naturais.

Assim, o astroturismo (ou turismo astronômico) é capaz de unir, simultaneamente, atividades lúdicas e científicas, vinculando recursos naturais, culturais e de paisagem, e elementos patrimoniais relacionados à ciência. Em outras palavras, falamos de atividades que envolvem, por exemplo, acampar nas montanhas, sob um céu estrelado, boas companhias, um bom vinho e um telescópio apontado para os principais objetos presentes no céu.

É uma modalidade que pode ser desenvolvida tanto em lugares fechados, tais como observatórios e planetários, quanto em espaços abertos, como parques e ambientes de montanha. O foco é prezar pela segurança e o conforto daqueles que praticam a atividade e, claro, oferecer as melhores condições para o desenvolvimento das observações. Os passeios noturnos em parques ou lugares mais naturais entram no chamado grupo de turismo outdoor, isto é, ao ar livre (em clara conexão com o ecoturismo), e consistem em atividades que vão desde percorrer trilhas noturnas, com observação da fauna e flora locais, até propriamente o avistamento dos astros.
A experiência da vivência em natureza, através de trilhas e acampamentos, pode então ser enriquecida através da observação de planetas, estrelas, galáxias e nebulosas, bem como o debate acerca das questões que envolvem o conhecimento sobre o nosso Universo, nosso Sistema Solar, a humanidade e sua trajetória permeada pela relação com as estrelas. E tudo amparado por uma boa preparação, que envolve tanto profissionais especializados naquele tipo de atividade, quanto o uso de equipamentos capazes de garantir, por um lado, as expectativas dos amantes do céu (ou seja, bons telescópios, apontadores e binóculos) e, por outro, a segurança e conforto de todos os presentes (lanternas, alimentos, agasalhos).

É dentro deste espaço que a Céu de Gaia Astroturismo está inserida. Somos a primeira agência e operadora de turismo do Brasil especializada no astroturismo. Nossa maior credencial é justamente nossa equipe: somos compostos por um grupo de astrônomos profissionais, formados em algumas das melhores universidades do país (e contando com experiência internacional), e que têm em comum, além da paixão pela Astronomia, o sonho de levar o conhecimento das estrelas para todas as direções, isto é, para além do mundo acadêmico, de forma acessível e lúdica para as pessoas, independentemente de idade, cultura, crenças e afins, prezando, para além da atividade turística, o desenvolvimento da educação, da arte e da cultura.

Let’s bora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras